10 SINTOMAS MAIS COMUNS DE TDAH EM ADULTOS

Em adultos os sinais são mais sutis que nas crianças, o que torna o diagnóstico e tratamento mais difíceis

mulher dirigindo usando celular

Estudos científicos mostram que portadores de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDHA) têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro.

Em comparação com outras espécies animais, a região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano e responsável pela inibição do comportamento, isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados, pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento. Os dados são da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA).

As causas do TDAH ainda não são claras para a medicina, embora a herança genética continue sendo a principal. Independentemente disso, ele se estabelece na infância, enquanto o cérebro está se desenvolvendo, com manifestações de desatenção, hiperatividade e comportamento impulsivo.

“No adulto, os sintomas do déficit de atenção e hiperatividade se manifestam de maneira diferente, mais sutil. Isto pode tornar mais difícil de reconhecer e diagnosticar TDAH”, explica o neurologista, Mario Peres.

Em todo mundo, inclusive no Brasil, inúmeros estudos demonstram a prevalência do TDAH semelhante em diferentes regiões. Isso representa que o transtorno não é secundário a fatores culturais, o modo como os pais educam os filhos ou resultado de conflitos psicológicos.

Confira os 10 sintomas mais comuns em adultos com déficit de atenção

Problemas com a organização

Para as pessoas com TDAH, o aumento das responsabilidades da idade adulta – trabalho, contas a pagar, e crianças pode dar problemas com a organização mais importantes e mais nocivas do que na infância. Embora alguns sintomas de TDAH sejam mais irritantes para as outras pessoas do que para a pessoa com o problema, a desorganização é frequentemente identificado por adultos com TDAH como um grande aspecto do seu impacto na qualidade de vida.

Dirigir carro distraído

O TDAH pode tornar algumas pessoas mais susceptíveis a acidentes de trânsito. Isso porque o adulto com o transtorno tem dificuldade de manter atenção em uma única tarefa e passar o tempo ao volante de um carro pode ser difícil.

Problemas conjugais

Muitas pessoas sem TDAH têm problemas conjugais. Os parceiros de pessoas diagnosticadas com TDAH veem o seu conjuge com dificuldades de escutarem pedidos e até uma incapacidade de honrar compromissos. Se você é a pessoa que sofre de TDAH, pode não entender o porquê seu parceiro está chateado, e você pode se sentir culpado por algo que não é sua culpa.

Distração extrema

A distração pode levar o paciente ao baixo desempenho na carreira, especialmente em cargos de alta competitividade. Quem tem TDAH pode descobrir que telefonemas ou e-mails, ruídos, qualquer solicitação externa afetam a sua atenção, o que torna difícil terminar de fazer alguma coisa. É comum ver pessoas com déficit de atenção que começam as coisas e nunca terminam

Dificuldade em ouvir

Você viaja no pensamento durante as longas reuniões? Será que seu marido se esquece de pegar seu filho na escola, mesmo que você tenha ligado para lembrá-lo disto? Problemas com atenção resultam em má compreensão oral e, em muitos adultos com TDAH, o que conduz a uma série de mal-entendidos.

Inquietação, problemas para relaxar

Embora muitas crianças com TDAH sejam “hiperativas”, este sintoma frequentemente aparece diferentemente em adultos, que estão mais propensos a apresentar agitação ou achar que não podem relaxar.

Atraso crônico

Existem muitas razões para adultos com déficit de atenção e hiperatividade serem geralmente atrasadas nos compromissos. Primeiro, eles são muitas vezes distraídos no caminho até um evento, talvez percebendo que o carro precisa ser lavado e, em seguida, que eles estão com pouca gasolina, sem que percebam que já passou uma hora. Pessoas com TDAH também tendem a subestimar o tempo que leva para finalizar uma tarefa.

Raiva

Muitos adultos com TDAH são explosivos com pequenas questões e são chamados de pavio curto, confundidos como uma pessoa nervosa ou tensa. Sentem-se que não têm controle das emoções.

Prioridade nas coisas

O déficit de atenção pode causar dificuldades no planejamento das ações. As pessoas adultas com TDAH têm dificuldade em priorizar as obrigações gastando inúmeras horas em algo insignificante, como jogar videogame.

Escrito por Natália Farah
Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/saude/10-sintomas-mais-comuns-de-tdah-em-adultos-5-1-4-638.html